Ensaio para destraumatizar - 2 -
Já aqui referi que a conversa, como forma de comunicação, é vital para o ser humano. Várias formas de conversa são praticáveis. A mais íntima e onde cada poro nosso tem voz é, sem margem para dúvidas, a conversa presencial, em que todos os sentidos estão envolvidos.
Para além do nosso aparelho vocal, as mãos, os olhos,...,a nossa anatomia, no geral, comunica.
Falamos com todo o nosso ser, todo o nosso corpo, consciente e inconscientemente.
Quanto maior a proximidade fisica, melhor comunicação, estreitando-se laços, para o bem e para o pior.
Somos seres ligados ao corpóreo, precisamos de contacto, de olhos nos olhos, de pele com pele. Nada substitui esta proximidade.
Com o advento da tecnologia novas comunicações se estabeleceram e a conversa passou a ser possível de formas inimagináveis aos nossos avós.
Temos a net, o virtual que levou ao estabelecimento de relações humanas de feições reinventadas.
Nós continuamos os mesmos, com os mesmos desejos, as mesmas ambições, os mesmos sentimentos. O formato da conversa é que tem mudado substancialmente.
Nós continuamos os mesmos, com os mesmos desejos, as mesmas ambições, os mesmos sentimentos. O formato da conversa é que tem mudado substancialmente.
Sem dar conta, deparamo-nos a teclar num teclado, real ou virtual, palavras que traduzem sentimentos, pensamentos e sentires. Acrescentamos pontuação, animações de forma a substituir os nossos jeitos, sorrisos ou simples esgares.
Estando sózinhos, num canto qualquer, conversamos com amigos a milhares de kilómetros, estendemos a conversa até ao numero de intervenientes que conseguimos suportar.
Actualmente, conhecemos mais pessoas do que seria possivel aos nossos antepassados, seja em que época for.
Informação, pedidos de amizade, troca de experiências, tudo é exequível nas conversas do sec. XXI.
Sem querer ser o velho do Restelo, continuo a pensar que, por muitas câmaras que incorporem nos meios de comunicação, nunca nada substituirá a conversa efectuada na presença do outro onde o porte, os modos continuam a ter peso decisivo nas nossas apreciações.
Por outro lado, não posso deixar de constatar que, pela escrita (veículo patente e imprescindível nas redes sociais) conseguimos perceber traços de personalidade e adquirir conhecimentos sobre os outros, fácilmente disfarçáveis no teatro social.
O ideal será promover a conversa em todos os campos. Saíremos enriquecidos nesta arte que é a conversa, oferecendo e recebendo informação, afetos, e partículas de humanidade.
Oh não me tens aparecido na lista de blogues, bem te achei muito silenciosa! Não podia concordar mais com o post... devemos tirar o melhor partido de todos estes veículos de comunicação, sem nos deixarmos contaminar pelos defeitos dos mesmos. Beijinhos!
ResponderEliminarPois. esqueci-me de dizer, fica realmente maisprático e visível o link para comentários aqui em baixo.
ResponderEliminarE ainda outra coisa:(ehehe..) na lista dos blogues que gostas de visitar... falta lá um ..."penso eu de que..." :/
Quanto ao post, não poderias ter descrito melhor a transformação que houve na forma de conversar, da tradicional até às mais modernas...
Beijinho
E eu não sei até que ponto esta transformação será vantajosa se se perderem as formas mais tradicionais de comunicação...
ResponderEliminarI love face to face communication but I like send sms too ;)
ResponderEliminarxoxo
Gostei da nova imagem , do poema , e de cerrar os olhos....e " ouvir o Mar"
ResponderEliminarBeijinhos
Estive uns dias fora e quando volto é só novidades!!! ADORO o teu layout novo! É lindo!
ResponderEliminarJá tinhas saudades minha Pérola!
Beijinhos
Embora haja quem consiga enganar através da escrita..há que saber perceber isso.
ResponderEliminarBeijinho
Como cúmplice o sol trazia
ResponderEliminarA lua como testemunha
Com as estrelas iluminaria
A rua onde os pés punha!
De presente na mão
Nos lábios um sorriso
As flores que lindas estão
Todo o jardim está florido!
Boa quarta-feira,
um beijo
Eduardo.
Adorei este teu textinho :) e agradou-me entrar cá no teu cantinho e ouvir os pássaros a cantar, faz-me lembrar assim bosque verde e harmonia.
ResponderEliminar:) Obrigada pelas palavras que me deixaste e vim cá deixar-te um beijinho bom. Boa noite querida Pérola
A conversa... falar e ouvir o outro!
ResponderEliminarSe possível olhos nos olhos.
... a quase perfeição!
Beijos,