Com a evidência de sermos todos diferentes, nada mais natural os mal entendidos, os conflitos, até a argumentação doentia que pode descambar em agressão.
Todavia, e apesar do conhecimento ser geral, quantas vezes não caímos nós em diálogos de frutos amargos.
Não tem sentido pedirmos perdão pelo que somos. No entanto, o que somos não pode maltratar os outros.
Como diz a publicidade, há uma linha que separa, delimitando, a minha liberdade dos direitos alheios, e por consequência a sua liberdade própria.
A minha amiga lu de lúcia dizia-me, a respeito do tema, que não conseguia entender o perdão como coisa boa.
Deixou-me a pensar porque sempre senti as desculpas como um reduto (não o último) para apaziguar ânimos e retemperar relações que ultrapassam o diferendo em questão.
Mais importante do que ter razão ou estar certa, há pessoas, sentimentos que se elevam acima de qualquer 'ego'.
Porque assim penso, não me inibo de pedir 'desculpas' mesmo desconhecendo o motivo concreto. Há uma vontade de paz que mora em mim. Porém, dependendo de outros, continua por ser plena . . . apesar dos meus lamentos.
Por outro lado, temos a aceitação das desculpas, o conseguir perdoar. Tema mais delicado e de difícil quantificação.
Assim, fico-me por apresentar as minhas desculpas a todos(as) que tenha magoada de alguma forma, voluntária ou involuntáriamente.
Desculpas-me?
Não me custa pedir desculpas se tiver a certeza que errei!!!
ResponderEliminarSó assim!!!
Beijos.
Só os orgulhosos é que não pedem desculpa ou perdoam.
ResponderEliminarAcho eu...
Porque ainda não percebi bem a teoria da Lu de Lúcia.
Porque o perdão, para mim, é mesmo coisa boa. Mas na maioria dos casos nem é para o perdoado, é para quem perdoa, que se livra daquele incómodo de ficar com a aversão a roer.
Gostei do teu texto, obriga a reflectir sobre o assunto.
Querida amiga, tem um bom resto de semana.
Beijo.
Saber pedir desculpa, saber que erramos, saber deixar o orgulho de lado é uma virtude... Mas que a desculpa nunca se torne a "desculpa" para tudo e mais alguma coisa!!!
ResponderEliminarAbreijo no coração!! :)
«Não tem sentido pedir perdão pelo que somos. No entanto, o que somos não pode magoar os outros» e esta bonita frase diz muito...
ResponderEliminarSaber desculpar é uma virtude, quando isso é possível... e pedir perdão um dever, quando a nossa conduta assim o exige... convém é que estas duas atitudes, sejam honestas e sinceras...
Bela reflexão, Pérola! Por mim, nada tenho a desculpar, apenas a agradecer a sua amizade e as valiosas pérolas que por aqui nos deixa :)
Beijinho, amiga!
Acho que tens toda a razão. Mas não exigir um pedido de perdão ao outro, senti-lo implícito na relação e nos gestos que se seguem a uma discussão, pode ter o mesmo significado, é colocar o outro, a relação com o outro acima do ego.*
ResponderEliminarDesculpo mais facilmente os erros dos outros do que os meus...
ResponderEliminarEu não me importo nada de pedir desculpas se estiver errada, mas o que mais gosto de fazer na vida é dizer Amo-te, e é tão bom amar e ter a quem dizê-lo!! Beijokas!!
ResponderEliminarNunca estamos com medo de pedir desculpas quando estou errado. Errar é humanamente. Muitas vezes perguntei por que para muitas pessoas estava pedindo desculpas parece uma coisa impossível.
ResponderEliminarTodos os bons pensamentos!
Sim, peço desculpas com facilidade. :)
ResponderEliminarBjs
Estou aqui
ResponderEliminarMas não desculpas pedir
Essas palavras que li
Me fizeram reagir!
O porquê de tantas desculpas pedir
Se mal algum não praticou
O bem e o mal não se devem confundir
Por que motivo o pedido de desculpas publicou?
Como referi em princípio
Não tenho motivos para desculpas pedir
Porque tudo faço com juízo
E sempre que posso a sorrir!
Lindo pedido de desculpa
Linda menina obediente
De o negar se escusa
O vejo em seu olhar transparente!
Boa noite para você
amiga Pérola,
um bjo
Eduardo.
Pedir desculpa penso que seja algo que nos mostra como seres empáticos perante o outro, reconhecer que errámos é algo que toda a gente deveria saber fazer, inconscientemente.
ResponderEliminarMas não acho que seja sinal de qualquer tipo de fraqueza, pelo contrário.
Desculpar?....
Não me custa pedir desculpas.
ResponderEliminarO que me custa é desculpar determinadas coisas, e quanto mais chegadas são as pessoas mais dificuldade tenho nisso. :(
Sim, adoro matemática. Os cursos que penso que iria gostar são engenharia biomédica e biotecnologia, mas eu vou fazer o curso este ano e ver se gosto. Caso não aconteça tento mudar de curso e posso apanhar algumas equivalências.
ResponderEliminarDesculpo e desculpei sempre tanta coisa; só a mim não desculpo nada...
ResponderEliminarTudo verdade! Às vezes o orgulho tolhe a capacidade para pedir desculpa. Dependendo das circunstâncias pode ser mais fácil ou mais difícil pedir desculpas. Eu não tenho dificuldade em admitir que errei.
ResponderEliminarBeijinhos
Bonito post, Pérola!
ResponderEliminarSomos diferentes ...
ResponderEliminarE como tal temos maneiras de pensar e de reagir diferentes , e isso, leva-nos por vezes a errar .
Se assim é, ao pedirmos DESCULPA, penso que a nossa tranquilidade agradece.
Bjs :))
Também comentei o post da Lu de lúcia sobre o perdão... eu então (por vezes não no momento do calor) perdoo tudo. Só assim consigo seguir em frente e me sentir bem comigo mesma. Quanto ao pedir desculpas, quantas e quantas vezes já o fiz mesmo sabendo que o erro não estava do meu lado... nesse aspecto mudei um pouco sobretudo no meu relacionamento conjugal... não estava a levar-me a lado nenhum.
ResponderEliminar"Há uma vontade de paz que mora em mim" ... se há, desde sempre.
Bjinho
Eu peço desculpa quanto erro :D
ResponderEliminarUi esse é um tema bastante sensível...Eu no inicio tenho uma certa relutância em desculpar, mas depois esqueço rápido o que me fizeram e acabo por desculpar...
ResponderEliminarBeijinho*
Eu peço desculpa sempre que tenho uma falha e a prova é que aqui estou a pedir-lhe desculpa por só hoje vir agradecer as suas simpa´ticas palavras no dia do aniversário do CR.
ResponderEliminarEstive fora até terça feira e ontem, com os acontecimentos neste país, andei um bocado perdido.
Perdoa-me?
Não me custa nada pedir desculpas, faço-o com a maior facilidade. Olha desculpa por te andar a visitar pouco mas, ainda não entrei na onde de fim de férias...
ResponderEliminarBjs