terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Verdade !

                     

     Tenho de confessar: a disciplina de filosofia revolucionou-me a vida, por alturas do secundário. A partir daqui tomei consciência (parecia que andava meio adormecida, vivendo e, por sinal muito feliz) de que tudo é relativo, tudo é subjectivo.
   Nada existe em si próprio, mas tão sómente porque alguém o valoriza. Tantos filósofos se debruçaram sobre este tema. Gosto muito  dos pensamentos dos filósofos gregos que nos abriram as portas para todo outro mundo de entendimento. Gostaria eu de ter seguido filosofia, mas optei pela gestão -estou como que arrependida-, mas as questões mantêm-se e eu confusa.
    Após estes anos de existência, pergunto-me o que é realmente a VERDADE ?.
   No plano religioso, tantos arautos da verdade fazem ouvir a sua voz; na politica, nem vale a pena falar; na ciência as leis - verdades ciêntificas- estão sempre em constante alteração; assim como em todos outras vertentes da Vida.
     Mas, continuo com a minha dúvida: Onde pára a Verdade?
     Tomamos um sem número de decisões, diáriamente, baseados nas nossas verdades. Julgamos o outro e somos julgados com base em verdades adquiridas por cada um. Porém, basta olhar para a diversidade de gostos, de pensamentos, de opiniões para verificar que há tantas 'verdades' quantas as pessoas.
    E, desta forma, volto ao ponto de partida: Tudo é subjectivo, depende dos olhos de quem vê, do coração de quem sente, da cabeça de quem pensa, da boca de quem fala.

8 comentários:

Katty disse...

E mais caricato é com a idade veres que o que era para ti verdade absoluta há uns anos atrás agora não é bem assim. Eu vou mais longe e diria que não existem verdades, que existem crenças que vão mudando e sendo moldadas com a experiência de vida.
Para mim já há muito tempo que esta vida deixou de ser ou preta ou branca agora existe o cinzento o meio termo e as várias perspectivas para que podemos olhar para os problemas. O bom disto é que o perdão vem mais facilmente porque consegues ver outras perspectivas e por vezes a perspectiva de quem te magoa =)

A Minha Essência disse...

Sim, desde que tenhamos consciência e coerência no que passamos aos outros. :)

Kiss

Pérola disse...

È verdade: a vida é formada de mudança, de novas perspectivas e com tudo isto também nós nos vamos readaptando, deixando cair velhas crenças, adoptando novas ideias, sabe-se lá até quando e nunca atingimos a verdade porque esta é a mudança, a transformação, o crescimento. Se chegamos a um ponto em que dizemos: já sei tudo, paramos e o Mundo continua, sempre com realidades novas... Talvez o segredo seja aceitar e confiar, talvez,...

Pérola disse...

No meio disto tudo, parece-me que temos de ter sempre em perspectiva o respeito,quer por nós quer pelos outros. Só desta forma, faz sentido!

MC- Maria Capaz disse...

Nunca tive filosofia, mas acho que ia gostar, digo eu.

Pérola disse...

A mim mudou-me, tornei-me noutra pessoa, adoro ler as descobertas dos outros e ver como são tão óbvias,mas nunca tinha pensado desta forma. É muito bom estarmos sempre a aprender, desde que estejamos disponiveis para tal.

mfc disse...

Mas é mesmo tudo subjectivo...
Cada cabeça sua sentença.
E nem as chamadas ciências ditas exactas fogem à evolução, isto é, fogem à constância da sua verdade!

Pérola disse...

Pois é, mas se raparares, quase todos agem e julgam como se a verdade morasse neles. Penso que a maior parte das vezes é mais uma 'fachada', mas que sentimos as consequências deste tipo de postura, eu, pelo menos, sinto, e, às vezes, de que forma!