segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Do Solstício




Solstício de inverno é um fenómeno astronómico que acontece todos os anos ao dia 21 ou 22 de dezembro.

Esta data marca o início do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.

Este dia é o dia mais curto do ano e consequentemente a noite mais longa do ano por terras a norte do Equador.

Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano - no dia 20 ou 21 de junho acontece o solstício de verão, e no dia 21 ou 22 de dezembro ocorre o solstício de inverno.


A palavra solstício vem do latim "sol" e sistere "que não se move". O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador.


Ontem foi dos um dos meus dias preferidos do ano: o Solstício de inverno!
E porquê?
Poderiam perguntar já que está frio, 
o dia é curtíssimo e o Sol parece nada querer connosco!?

Sinto esta época como uma gravidez de promessas.
Esperança e vontade embrulhados no desejo de dias maiores, mais quentes onde gelada não seja o meu estado natural.

Não são vãs as expetativas.
Por muito que o tempo mude, 
os dias começam a crescer e tudo aponta para a primavera.

Vejo o inverno como a contagem decrescente de dias quentes, luminosos e inspiradores.

E, isso, é muito bom e eu gosto demais.



19 comentários:

Edum@nes disse...

Um banco para te sentares,
quando fores velhinha
não precisas de te zangares
comigo, Margarida Farinha!

Solstício de inferno,
está um frio de rachar
tudo o que mais quero
é não te chatear!

Este ano está quase a acabar,
o que está para vir seja melhor
Feliz Natal, venho aqui te desejar
muito quente de carinho e amor!

Um beijinho.

Daniel Costa disse...

Pérola

O solstício quis Deus, que coincida com a Natal, no Sul anuncia a fartura, que a terra produz, no Norte o frio, que preparará a mesma tenha terra, para novas sementeiras.

Os meus livros estão em bastantes livrarias de Portugal, onde podem ser procurados.
Em todo o caso, os livros podem ser pedidos para mim, directamente.
Para o Brasil, ou qualquer parte do mundo, sou eu apenas a fornecer.
O pagamento em Portugal, será feito em ATM.
Do Brasil ou outro país, será feito em moeda local, por envio em carta.
Escreva aqui, no bate papo!
O custo de correio, será sempre por minha conta.
Se preferir, o meu Mail é: dan.costa@zonmail.pt
Segundo a opinião dos leitores, vale a pena ler as minhas obras.
Os meus três últimos livros são TEJO NORTE - ENSAIO POLICIAL 10.00 €uros = 30,00 Reais; SONHO EMOÇÃO E POESIA 10.00 €uros = 30,00 Reais. EU E VOCÊ - POEMAS 12.90 €uros = 35.00 Reais.
Daniel Costa (escritor)


TOP SECRET OLAVO
É uma novela, misto de ficção e de pura realidade, como LENÇÓIS MARANHENSES (Brasil), ou COMBOIO DO TUA (Portugal). Uma novela, verdadeiramente, luso – Brasileira, que oferece em cada capítulo (parte real), uma lição, ora de história, ora de geografia.
Custo: 12.90 € ou 35.00 Reais.
Sendo que do Brasil, o pagamento pode ser feito em Reais.
Contacte e informe-se no bate papo, ou mail – dan.costa@zonmail.pt

Desejo felizes e abençoadas Festas de Natal, enquanto desejo bom clima de paz.
Tudo para mantermos em 2015 verdadeira amizade.
Abraços




Afrodite disse...


E a entrada do Inverno traz o Natal... e por isso venho agradecer-te o teu mail de Boas Festas e trazer-te votos de um

……………¨♥*✫♥,
………,•✯´………´*✫
…….♥*……………. __/\__
.….*♥…………….....*-:¦:-*..
…¸.•✫…....… FELIZ NATAL...
...*♥...........................¨♥*✫♥.......
.,•✯´................................,•✯´........
•♥............................Muitos beijinhos
✯...................................Afrodite (^^)

vendedor de ilusão disse...

Olá, Perola!
Vim para deixar-te os meus votos de um Feliz Natal.
Abraço.

Guiomar Lobo disse...

Foi um dia frio, porém luminoso, curto e, como dizes, pleno de promessas...
Vamos ver como se apresenta a Primavera de 2015...
pAra já, Um Feliz Natal ao cantinho da lareira.
Beijinhos.

Andreia Morais disse...

Para os meus lados esteve sol, mas não o suficiente para que o frio não se fizesse notar

Beijinhos*

Meu Velho Baú disse...

E tudo passa tão depressa.....
Para já vivamos o Inverno com a esperança que venha algo melhor
Beijinhos e Boas Festas.

Poesia do Bem disse...

Gostei de aprender mais aqui e me inspirar. Lindos teus versos. Feliz natal e boas festas pra vc e sua família e amigos. No Poesia do bem muitas novidades depois passe lá, bjs

José Carlos Sant Anna disse...

Acho que do lado de cá o solstício é bem menos sisudo, com muita luz e quadros que Machado de Assis não pintou...
Beijos, Pérola!

Francisco disse...

Tb adorei o meu dia de ontem :)

Beijinhos

Cidália Ferreira disse...

Belissimo texto


Desejo que passes um Santo e Feliz Natal com muita saude e paz.

Beijinhos

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

lis disse...

Feliz Natal Pérola
Que 2015 te seja de alegria e muita Saúde.
meu abraço

Lilá(s) disse...

Gosto dessa maneira de pensar, deu-me algum alento!!!
E hoje venho desejar-te um Natal brilhante de alegria, iluminado de amor, cheio de harmonia e completo de Paz
Beijinhos

ೋღღೋ FELIZ NATAL ೋღღೋ

Elvira Carvalho disse...

Hoje vim só para desejar um Santo e feliz Natal, com muita saúde alegria e amor, junto daqueles que ama.
Um abraço amigo

Unknown disse...

Minha querida Pérola, nunca tinha visto este dia sob esse prisma que nos aponta, e, bem vistas as coisas, faz o sentido. Mas essa sensação de que os dias estão "crescendo" só me costuma chegar já em janeiro, quando os vivencio verdadeiramente, aos pouquinhos, quase sem dar fé, num dia atrás do outro a se esticar lentamente.

Aproveito para deixar ficar aqui meu desejo de que viva a época de festas que se aproxima com muita paz e saúde, que, ao fim e ao cabo é o que queremos para todos os dias, e o presente principal que pode-se ter.
bjo amigo

Algodão Tão Doce disse...

Olá amiga, hoje quero agradecer a Deus pelo dom da sua vida, e desejar a você e sua família
um feliz e santo Natal, cheio de saúde e alegria!!!
Que seu coração esteja preparado para receber o Menino Deus!!!
Um grande abraço, Marie.

Opinante disse...

Querida, passei para te desejar umas boas festas!!

Karina disse...

Oi Pérola!

Não gosto de inverno e frio, mas gosto quando atingimos aqui no Brasil o solístico de inverno! Pois sei que o dia irá começar a aumentar e o sol a brilhar mais! Realmente renova as esperanças!

Beijos

Unknown disse...

Um Santo e Feliz Natal. Beijos doces.