quinta-feira, 11 de abril de 2013

O Paraíso . . . apetece-me!

O significado de Paraíso, de acordo com dicionário atual:

"s.m. No Antigo Testamento, jardim de delícias onde Deus colocou Adão e Eva: paraíso terrestre. (A idéia de um paraíso terrestre é comum a muitos povos da Antiguidade.)
No Novo Testamento, lugar onde permanecem as almas dos bem-aventurados.
Lugar de recompensa das almas dos homens, após sua morte, em muitas religiões. Jesus usou a palavra com este significado quando falou com o bom ladrão na cruz.
Fig. Lugar de delícias, lugar onde a gente se sente bem, em paz e sossego.
Originalmente, era uma palavra persa usada para os parques de diversões dos reis persas."
Dicionário Online


O Paraíso é Persa!
Mesmo que conheças bem a cultura iraniana, nunca deves ter feito alguma relação entre os persas e o paraíso, certo?

Porém, “paraíso” vem do persa, sim.
Mais precisamente do avéstico, que faz parte de um grupo chamado de línguas iranianas antigas.
A palavra original para “paraíso” é “pairidaeza” e o significado não tem nada a ver com 72 virgens esperando por mártires no céu.
Pairidaeza” significa “murado” e a palavra era usada para se referir aos Jardins Persas, aqueles jardins magníficos, com arquitetura e paisagismo simétricos e, claro, muros ao seu redor. O mais famoso deles provavelmente é o Taj Mahal, na Índia.

Do persa antigo, “pairidaeza” alterou-se para  “paradeisos” (grego), “paradisus” (latim) e daí seguiu para todos os cantos do mundo.

Seja como for, a origem do jardim idílico remonta a séculos A.C.

Local apetecido, desejado, sonhado onde as canseiras da vida não existam.
Utopia para uns, promessa para tantos.

Para mim apeteciam-me férias em local paradisíaco.
Com requisitos adequados a gostos próprios:
soalheiro,
com mar morno e areias brancas,
temperaturas nos 25º,
comida fresca e sempre pronta,
silencioso,
natureza amigável e presente na vida animal e vegetal,
outros itens em separata,
(. . .)
tão somente onde pudesse descansar
e . . . esquecer-me de mim.

Alguém conhece o Paraíso?


14 comentários:

persiana fechada disse...

Olá. Eu conheço terras paradisíacas, onde se pudesse iria para lá neste momento...falo em algumas cidades, como a Figueira da Foz, que é uma cidade tranquila e lá sinto-me sempre muito bem. gostei do texto. estás bem? beijos e até já . um abraço

Nea* disse...

R: Claro!

Mona Lisa disse...

O paraíso é onde nos sentimos felizes...

Beijinhos.

C.S. disse...

Ai Pérola, eu ia para o meu "paraíso" e nunca mais voltava... tenho tantas saudades... beijo

Maria disse...

Acho que cada um tem a sua ideia do paraíso por isso é arriscado sugerir...!
Bjs
Maria

Pretty in Pink disse...

Hummm eu não conheco só um mais vários felizmente =) Toda a gente conheçe um paraiso que seja ;)


Beijinho*

redonda disse...

Não sabia que paraíso vinha dos Persas :)
Já encontrei alguns paraísos e parece-me que primeiro começam em nós, se estivermos bem, o paraíso pode ser aqui :)

Francisco disse...

Conheço outros paraísos :)

Beijinhos Grandes

Tanita disse...

Ando a ver se brevemente vou para um paraíso tal qual tu descreves aqui.

Bj** e bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

Sim, a minha casa.É onde fico mais a vontade junto aos meus livros, meu note, meus bichos...

Tinha te perdido dos meus contatos e te encontrei lá na Rosa Solidão.Gosto das coisas que escreve e por isso vim.

Beijinho, querida e bom fds.

Meu Velho Baú disse...

Obrigada por toda essa informação, estamos sempre a aprender.
Quem não sonha com o Paraíso, seja onde ele for.
Na terra, conheço vários...é para onde vou e consigo ser Feliz.
Beijinhos
Bom Fim de Semana

Anónimo disse...

É um lugar onde tu estás bem contigo mesma :)

Um beijinho*

Cláudia disse...

Isso é que era, férias num sítio que para nós, fosse o paraíso =)

Acho que depende de pessoa para pessoa, mas é um sítio onde com certeza, todos se sentiriam bem =)

Beijocas

Unknown disse...

Realmente nunca associaria paraiso a persia, mas que tem lugar lindo lá isso tem.
Beijinhos