sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Dos Nomes . . .e Suas Importâncias ! ?




(Com um friozinho na espinha, admito . . .  Pode soar tão especial e único ! 
Ui !)

Afinal, qual a importância do nome?

Para alguns grandes pensadores será:


"Nada deveria receber um nome, por medo que esse mesmo nome o transforme." 

(Virginia Woolf)


"O nome é em certo sentido a própria coisa; dar nome às coisas é conhecê-las e apropriar-se delas; a denominação é o ato da posse espiritual." 
(Miguel de Unamuno)

"Perder nosso nome é como perder nossa sombra; ser somente nosso nome é reduzirmo-nos a ser sombra." 
Octavio Paz)

"Hoje em dia, os nomes já não possuem significado. O que importa são os números: o número da conta, da identidade, do passaporte. São eles que contam." 
(José Saramago)

"Há pessoas que se deixam levar mais pelos nomes das coisas que pelas próprias coisas."
(Erasmo de Rotterdam)


"Conheces o nome que te deram, não conheces o nome que tens." 

(José Saramago)




Eu encontro-me em modo:





18 comentários:

Gessica Morais (Kinha) disse...

Realmente nosso nome é tão importante neee...
Beijo e otimo fim de semana!
;)

Anónimo disse...

Se fosse verdade que existe chuva de felicidade, eu pediria com toda a minha fé que o céu despejasse em você uma chuva abundante de FELICIDADE... Que o seu dia seja regado a fortes emoções e que o final de semana seja recheado de coisas boas.
Beijinhos Nelma Ladeira.

Joana disse...

"Hoje em dia, os nomes já não possuem significado. O que importa são os números: o número da conta, da identidade, do passaporte. São eles que contam."

O nosso querido Saramago devia estar a pensar na Suécia quando escreveu esta frase :) Aqui não se faz nada, mas rigorosamente NADA (nem inscrição no ginásio, nem alugar um filme) sem se apresentar o "número pessoal"...

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Querida amiga

Ler palavras que nos toquem
o coração,
é como chegar as estrelas
nos braços da luz.

Que haja sempre em ti,
tempo para estar a sós contigo
para ouvir a música do teu coração...

ONG ALERTA disse...

Interessante, beijo Lisette.

José María Souza Costa disse...

Olá, bom dia.

Hoje, é sábado. Na minha Sampa, estamos na Primavera. Tempo de frio e ventos, tudo juntos e misturados. Mas, certamente não falta o aquecimento humano em quaisquer lugar, onde encontra-se uma Alma, amiga e admirável.
Por isso, desejo-te, um fim de semana bom. Com alegrias e contentamentos mil.
Além do meu Sentimento de Amizade. Saúde e Paz. Estou te esperando, para falarmos do " tempo", lá na minha página.
Um abraço, do tamanho dos seus sonhos.

Nilson Barcelli disse...

Post interessante.
O nome pode ser muita coisa, na verdade. Tudo depende de quem e como o pronuncia...
Pérola, minha querida amiga, tem um bom fim de semana.
Beijo.

mmm´s disse...

O ato de nomear confere sentido às coisas, aos objetos. No caso do ser humano, julgo que é o homem quem dá sentido ao seu nome.
Bom fim de semana!

Laura Santos disse...

Concordo em absoluto com o que diz Saramago. Antigamente o nome tinha muito mais importância do que tem hoje, tal como tinha a dignidade e a honra. Hoje as pessoas são números e nada mais,e o nome só pode adquirir algum significado na família e círculo de amigos.
xx

Unknown disse...

Muito interessante, pessoalmente gostei muito da frase do Octávio Paz.

Beijinhos :)

Liliana Fernandes disse...

Gostei! E, não falando dos apelidos que acompanham o primeiro nome(!), eu acredito que a nossa identidade acaba por ficar tatuada com a "identidade" do nome que recebemos...

Francisco disse...

E a primeira frase, dá arrepio na espinha e não só :)

Beijinhos grandes

Edum@nes disse...

Cada cabeça sua sentença
Cada um com o seu pensamento
Não há nada que nome não mereça
O pior de todos morte e sofrimento!

Boa noite e bom fim de semana,
para ti amiga Pérola.
um beijo,
Eduardo.

Liliane de Paula disse...

Sabe que nunca pensei nisso?
E vou carregando meu nome e meus nº.

MDRoque disse...

O que é um nome vazio de conteúdo ? De que vale ter nome de rainha, quando a alma é de fadista ?? O que é um nome? O que são todos os nomes ??

ZULMIRA ROMARIZ disse...

Pérola, eu digo sempre que não gosto
do meu nome, mas se me perguntarem
que nome eu escolheria, não sei,
acho que se mudasse de nome, não era eu...beijo

luisa disse...

Não escolhemos o nosso nome mas acabamos por ser esse nome.

Daniel C.da Silva disse...

Sem querer usar um cliché, somos todos únicos, e o nome, mesmo aquele por que nos tratem, é o que nos define no carinho do outro :)

beijo amigo