terça-feira, 19 de novembro de 2013

A Tatuagem


"Velhice... é uma bela tatuagem cicatrizada ao longo tempo."
Josemar Bosi


"Porque eu não posso fazer uma tatuagem? 
Porque eu não posso expressar no meu corpo o que eu tenho dentro do coração?"
Pr.Fabiano Malhano

Pondo de lado as questões culturais, de moda  e outras explicadas dadas pelas ciências sociais, pergunto-me porque a Tatuagem levanta alguma (tanta) polémica.
Por um lado, a liberdade individual será o último reduto das argumentações favoráveis.
Por outro, poder-se-á perguntar da necessidade de 'alterar' o corpo de forma tão radical e quase permanente.

Sob o meu ponto de vista, não vislumbro razões para conversas tão acesas. 

Afinal, quem se apresenta aos outros ou a si próprio de forma integralmente (nu/a) natural?

- Ninguém! Todos usamos máscaras e roupagens propositadamente ou inconscientemente.

Para além do mais, possuímos tatuagens no coração, na mente, na alma, nas memórias e outros recônditos íntimos que nenhuma cirurgia removerá, em tempo algum.

E vocês, que me contam e opinam sobre o assunto?


33 comentários:

Margarida disse...

Eu conto que gostei muito do que escreveste! Eu tenho tatuagens e, para mim, não se trata de uma questão de alterar o corpo para os outros verem. São muito pessoais e têm bastante significado. E acho que é assim que deve ser. Se não tem significado, não deve ser feito... As modas, passam... Os momentos que nos fazem crescer, hão-de sempre ser recordados...!

chica disse...

Eu não tenho tatuagens ,mas meu coração está cheio delas e lá são lindas! beijos,chica

nos"entas!!!! ( e feliz) disse...

hei-de fazer uma assim que possa e decida o que quero tatuar...
ainda não cheguei lá.. ;)

Edum@nes disse...

Cada um é dono do seu corpo
Faz dele o que bem entender
Nem muito nem pouco
Com isso nada tenho a ver
Não dou qualquer opinião
O que é bom é para se ver
Minhas tatuagens naturais são.

Boa noite para ti amiga Pérola,
uma beijo
Eduardo.

Francisco disse...

Como é algo que fica connosco para o resto da vida. Devem ser bem ponderadas. Nada contra, com que as usa...

Até existem algumas pessoas que ficam mais giras, com tatuagens.

Faz-me alguma confusão é o uso de tatuagens em todo o corpo, da cabeça aos pés. Mas, a confusão é minha. Porque muitas tatuagens juntas, acabam por acabar estragar a beleza uma das outras tatuagens.

Beijokas

Laura Santos disse...

A mim já me bastam as tatuagens que tenho dentro de mim.
As do corpo,são quanto a mim supérfluas , mas acho bem que quem goste use. Eu não gosto.
xx

Unknown disse...

Talvez seja um estado de alma ,não tenho mas gostaria de fazer pelo menos duas que significam muito para mim ,beijinhos

Anónimo disse...

Sinceramente não gosto de tatuagens. Principalmente, não gosto de ver aquela gente do desporto e da música com o corpo coberto de tatuagens.
Aceito com muita naturalidade que as pessoas gostem de as usar e têm todo o direito de fazer as tatuagens que quiserem, mas eu sinto-me no direito de não gostar :-)
Beijos

Cláudia disse...

Gostei do que está aqui escrito.
Eu cá gosto de tatoos e acho que há coisas piores que isso...

Beijocas

Anónimo disse...

Eu gosto de tatuagens, tanto que tenho uma... acho que devem ser muito bem pensadas, para não haver arrependimentos futuros, mas fora isso, seria muito mais interessante se cada pessoa se respeitasse e respeitasse os gostos de seus semelhantes.

Anónimo disse...

Pessoalmente não gosto de tatuagens e piercings, mas isso é uma opção somente minha!
Quem gosta, gosta. O que é que eu tenho a ver com isso?

:)

Suricate disse...

Minha Pérola!
Despiste-me de argumentos!

jinhooooooooosssssssssssss

Suricate disse...

By the way: Frase maravilhosa:))))

Cidália Ferreira disse...

Bom dia

Nunca fui muito de acordo com tatuagens. mas infelizmente tenho 30% do corpo tatuado com cicatrizes de queimaduras... e chega!
Cada um faz o que gosta..

Beijinhos

http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

Daniel C.da Silva disse...

Dizia em jeito de brincadeira um conhecido actor que não usava tatuagens porque não se põem adesivos num ferrrari ;)... no entanto, embora pessoalmente não apenas não goste de tatuagens como acho que desfeiam a pessoa, nada tenho contra quem livremente se tatua... mesmo não gostando e achando até inestético...

um beijo

Rovênia disse...

Olá,

Como sou indecisa em muitas questões, esta é uma. Não tenho tatuagem porque nunca achei uma que tenha a ver comigo. E se eu enjoar, deixar de gostar da que havia escolhido? Nessa filosofia toda, prefiro ficar com as carregamos na alma, no coração e na mente e na nossa pele vivida. São as mais originais! Beijos! :)

► JOTA ENE ◄ disse...

Tenho 8 tatoo's. Falta-me tatuar a alma e não sei como ;)

Olinda Melo disse...


Caríssima

Brindou-nos com um texto que é uma verdadeira Pérola. Obriga-nos a reflectir sobre as nossas referências e tabus. E é bom questionarmo-nos e ver até onde chegam os nossos gostos e preconceitos.

Penso que a tatuagem pertence ao foro íntimo de cada um, seguindo os seus motivos e a 'urgência' de quase verbalizar e exteriorizar o seu sentir. Na vida somos muitas vezes confrontados com boas ou más decisões que tomamos em determinado momento. Esta (das tatuagens), será boa ou má como todas as outras...

Bjs

Olinda

Meu Velho Baú disse...

Eu acima de tudo priviligio a Felicidade das pessoas.
Se são Felizes com o seu corpo tatuado , só têm que o fazer.
Bjs

Sónia RM disse...

eu quero fazer uma tatuagem no pé :)

Mona Lisa disse...

As do coração , todas as temos, normalmente visíveis através do olhar.

A velhice é a tatuagem a que ninguém consegue fugir!!!
Não há cirurgia que a evite!

Beijinhos.

Valéria Gomes disse...

Tatuagens são marcas, aquilo que não queremos esquecer. Feliz pela sua visita!!! Beijos no coração!!!

NightDark disse...

Trata-se de um problema cultural.
Cada um é detentor da sua liberdade, mas esta pode chocar com a cultura de determinada nação. Admitamos: Portugal ainda é um país com tiques de conservadorismo e pouco dado a "loucuras individuais". Isto é, ainda se liga muito à aparência exterior em detrimento da personalidade de cada um.

Katty disse...

Eu adoro tatuagens e conheço muito senhores/as intelectuais com muitas tatuagens no corpinho que escodem com a roupinha. No entanto, tal como em quase tudo, comprometer-me a ter algo para o resto da vida não é para mim.
E infelizmente ainda há o estigma de associar as tatuagens a delinquentes.

Anónimo disse...

Acho uma visão muito interessante e, acima de tudo, muito bem explanada. :)

ONG ALERTA disse...

Eu tenho tatuagem fiz um coração no ombro depois que minha filha morreu, adoro.
Beijo Lisette.

brisa48@bol.com.br disse...

OI QUERIDA
Não tenho tatuagem mais acho legal em quem faz.Um feliz dia para vc.
"Esperança: é acreditar nas coisas boas que não se pode ver, e na expectativa pelo que virá somos impulsionados a seguir em frente."
Com carinho
Ana

Patricia S Zanella disse...

Eu não tenho coragem de fazer uma tatuagem, mas tem coisas que ficam no coração que são como tatuagens mesmo...
Beijos
Paty
http://www.entendademoda.com.br/2013/11/sorteiogiveway-by-romwe.html

Anónimo disse...

Eu tenho uma tatuagem muito especial, que nada nem ninguém apagará.

Quanto ás outras tatuagens... Gosto de algumas pela sua beleza e fantástico trabalho artístico (do tatuador), mas numa grande parte não gosto de as ver no corpo. Mas, cada um saberá as razões ou motivações que os leva a fazer.

Para além disso, não gosto de ver um corpo demasiado tatuado.

Tudo de bom!

:)
;)

E a barra, ainda lá está? :)

AvoGi disse...

Não tenho tatuagens só alguns sinais de velhice que me tatuam o rosto
kis .=)

Elisabete disse...

Eu não faço tenções fe fazer tatuagens mas é claro que cada um é livre de as fazer. Qual é o problema?
Um beijo

... disse...

Não me identifico com tatoos,respeito quem goste, mas prefiro apreciar um corpo totalmente nú, muitos tatuam se para serem diferentes mas esta pratica já se tornou viral e já estão todos a ficar iguais ...

Beijoca

José Carlos Sant Anna disse...

Um texto sóbrio, coerente, sobretudo para mi que aprendi a colher tatuagens como o passar das nuvens. Adoro vê-las no corpo feminino e, se elas me deixam tocá-las, o prazer é ainda maior.
beijo, Pérola, sempre lúcida!