quinta-feira, 21 de junho de 2012

Solstício de verão

Pessoal Blogosférico, 'bora lá' aproveitar o dia mais comprido do ano.
Afinal, é o meu dia preferido!
A partir daqui é ver os dias a encolherem e as noites a esticarem-se, até 21 de Dezembro, ocasião do Solstício de inverno, em que voltamos a ver o dia a ganhar à noite.
chewii.com
Solstício de Verão 2012
Em 2012 o Solstício de Verão ocorre no dia 21 de Junho às 0h09m. Este instante marca o início do Verão no Hemisfério Norte, Estação mais quente do ano. Esta estação prolonga-se por 93,65 dias até ao próximo Equinócio que ocorre no dia 22 de Setembro de 2012 às 15h49m. 
Os instantes estão referenciados à Hora Legal.
 
permaculturaportugal.ning.com
Solstícios: pontos da eclíptica em que o Sol atinge as posições máxima e mínima de altura em relação ao equador, isto é, pontos em que a declinação do Sol atinge extremos: máxima no solstício de Verão e mínima no solstício de Inverno. A palavra de origem latina (Solstitium) está associada à ideia de que o Sol devia estar estacionário, ao atingir a sua mais alta ou mais baixa posição no céu.
(Observatório Astronómico de Lisboa)

15 comentários:

J. disse...

eu também gosto imenso dos dias mais longos, parece que temos tempo para muito mais :)

Anónimo disse...

Dias longos ou curtos tanto faz, o que interessa é que o Verão apareça e nos aqueça um pouco o corpo, a mente e a disposição. Já chega de chuva por estas bandas.

Tudo de bom.

persiana fechada disse...

olá. É bom ter dias longos, mas para mim tanto faz porque tenho ido cedo para a cama. em antes das 21 horas já estou deitado. beijos

Secreta disse...

Os dias maiores sabem sempre bem, já que o dia a dia é sempre tão agitado :)
Beijito.

Menina disse...

Como tenho muito para estudar todo o dia, não me faz muita diferença.. Mas espero que o possas aproveitar melhor que eu :)

beijinho e obrigada pelo comentário no meu cantinho

Opinante disse...

Sabe tão bem chegar a casa e ainda estar sol :)

Gosto tanto destes dias!

Margarida Alegria disse...

Ora que transmissão do pensamento! Estava precisamente a preparar um post sobre o tema (mas não tão encorajador como o teu...). Mas só sai mais logo.
E viva o Verão! Agora é que se justificam em pleno os textos para o tal concurso.
Beijinhos

C.S. disse...

Dias mais longos, roupas leves, calor, sol, praia... Gosto tanto..! :) Abreijo Pérola!

A♥ disse...

O Verão, os dias quentes e mais longos trazem outro conforto e tornam-se muito mais produtivos. É tão chato quando, no Inverno, já é de noite às 5 da tarde...

Big Kisses

Mona Lisa disse...

Verão...Verão...por onde andas?!

Beijos.

Tétisq disse...

dispensava o Verão, como sabes...
O meu momento preferido, relacionado com isto, tem só 14 segundos e acontece todos os dias. Chama-se lusco-fusco e é o momento em que o dia se entrega à noite, de outra forma não podia ser, pois eles não sabem mas são sempre eles que se entregam a elas...*

brisa48@bol.com.br disse...

Oi amiga
Verão para mim é tudo de bom. Ele sendo mais longo melhor ainda. Um bj
Ana Brisa

Mar disse...

Que seja muito bem-vindo estamos todos a precisar de sol para alegrar os nossos dias.
Beijoquinhas :)

mfc disse...

O Verão está no calendário...
Mas cadê ele?!
Beijinhos,

Anónimo disse...

O Verão é a melhor estação do ano...