terça-feira, 3 de julho de 2012

Serviço Nacional de Saúde

RECOMENDO!
Pelo menos na vacinação!
Passo a explicar: dirigi-me, com uma linda criancinha pela mão, ao Centro de saúde, para a vacina obrigatória.
A enfermeira, solícita, após ter vacinado a menina que se portou de forma a servir de exemplo a muitos adultos, vira-se para mim e pergunta:
-'A sua data de nascimento, por favor'.
Já sabia as consequências. Tenho o médico de família a ralhar-me com as vacinas em atraso sempre que vou à consulta. Ainda pensei em fingir um desmaio, mas poderia parar no hospital e seria pior.
Lá balbuciei os número a que correspondem a minha vinda ao mundo. Descobri que há mais duas pessoas que fazem anos no mesmo dia que eu, neste Centro.
Manda-me sentar, sempre a falar, conta-me que utiliza sempre as agulhas de bébés, mesmo nos adultos. O Estado paga e não quer as vacinas e agulhas para nada. São para serem administradas e ponto.
Eu choro, tento explicar, tenho alergia às agulhas, fico envergonhada.
Não se atrapalha a srª enfermeira, puxa da agulha de bébés, vai falando das mortes de adultos com tétano e os que não morrem podem ficar com graves problemas neurológicos. Para além do mais o tétano pode-se apanhar no alcatrão (sabiam?) e noutras coisas que se me varreram.
Já administrada e pensinho no braço, puxa de outra agulha e diz que tenho de levar a VASP (conhecem?).
Mas, já tive rubéola, tento escapar. Não interessa, morrem pessoas no Norte da Europa de sarampo, não podemos arriscar. Ainda tento argumentar que vivo mais a sul na Europa. Já de seringa em riste, lança-se ao outro braço (pois, não posso levar as duas no mesmo braço), vai falando sobre a autorização e a promessa que tive de assinar em não engravidar nos próximos  três meses.
Já foi! Novo pensinho. Afinal nem dei por nada.
Limpo as lágrimas.
Elucida-me que posso e devo levar o meu boletim de vacinas (logo que o encontrar) para ser atualizado.
Excetuando a quarta feira, dia em que fecham a vacinação e vão à caça de crianças 'abandonadas' cujos progenitores não levamà vacinação.
Mostra-me uma caixa de vacina do cancro do colo do útero e o seu preço, mais de 150€. O Estado paga, investe e as pessoas têm de ser obrigadas. Não compreende.
Eu, atordoada, com as picas e informação que não cessava, venho com a certeza de que afinal algo funciona neste país: Há enfermeiras profissionais que fazem valer a pena dizer que sou portuguesa.
E, viva a vacinação!
Prometo não falhar mais nenhuma...quer dizer, conhecendo-me, é melhor não prometer nada.
Mas, fica o registo do bom funcionamento do serviço.
Não devemos só falar quando as coisas correm menos bem.
Otimismo precisa-se neste paraíso à beira-mar plantado.
E, vocês, têm as vacinas em dia?

14 comentários:

Lilá(s) disse...

Isso não se pergunta assim de uma maneira tão directa...deixa-me pensar....
Bjs

Ana disse...

Obrigada :)

Em relação ao post, sim tenho tudo em dia, até hoje nunca tive nenhuma reacção à vacina que me fizesse recear levar as próximas. E aqui na minha cidade, o Serviço Nacional de Saúde também tem feito um bom trabalho, este país também não pode ser só feito de desgraças :D

Tétisq disse...

Eu tenho uma para tomar em 2008, será que ainda vou a tempo?

Margarida Alegria disse...

Bem te tinha dito, menina! :)
Estás a ver como as enfermeiras agora são 5 estrelas?
E os perigos do tétano? Eram ou não grandes co mo te expliquei?
Finalmente e ainda bem!
Mas coitados, agora que tudo andava a correr bem e estes serviços, incluindo os domiciliários estavam a ser bastante melhores, com pessoal cada vez ais qualificado... vai de andarem a coetar em tudo, inclusivé a querer pagar menos de Quatro 6 euros por hora aos enfermeiros, a abandonar tratamentos de cancro,remédios que sejam mais caros nos tratamentos nos hospitais, a não haver dinheiro para prevenção de infecções hospitalares ou para cuidados paliativos, a quererem pagar aos médicos a preço de saldo, a entregar a empresas de serviço privadas(PPPs. no fundo, intermediárias!) a contratação de profissionais de saúde e... lá descamba o nosso fantastico SNS só para dar lucros a empresas privadas e seguradoras.
Por isso o nosso SNS é muito bom sim e quase tudo no nosso país pode "ser tudo muito bom". Menos quando os burocratas e os maus gestores e espoliadores dos dinheiros públicos se metem a mandar em tudo a alterar tudo que estava a funcionar bem! :(
Beijinhos e parabéns pela coragem!

Margarida Alegria disse...

Menos de Quatro Euros à hora. As empresas ficam com os restantes 6 euros e tal que o estado lhes dá para as mãos.

lis disse...

Oi Pérola
Vacinas por aqui só pra crianças , os adultos penso que só quando tem algum problema tipo essa do tétano que necessita caso seja picado por cobra ou outro animal.
E tem a das gripes que anualmente sao oferecidas aos idosos.
Confesso que quando criança devo ter tomado todas , e ministrei aos filhos e tão só.
Nunca mais !graças a Deus rs
Funcionar bem, é mais que obrigação do Governo que amealha o dinheiro do cidadão e nao lhe devolve em melhorias ,sáude e educação.Tudo muito precário.
Que bom quando podemos elogiar.
um abraço Pérola

C. disse...

Olha andei com a vacina do tétano atrasada praticamente 1 ano. Mas nem era por medo das vacinas, era mesmo porque era super relaxada e cada vez que ia ao centro de saude esquecia-me de ir a vacinação. Há enfermeiras que são excelentes, outras nem tanto. De qualquer forma é extremamente injusto o que lhes estão a fazer.

Maresia disse...

Ao fazer uma visita ao teu blogue deparo-me com este texto que não é mais do que um momento da tua vida, mas muito engraçado também. Comigo aconteceu algo parecido, há cerca de 3 anos levei o meu filhote mais novo ao centro de saúde para ser vacinado, e eis que a senhora enfermeira também me fez a mesma pergunta que te fizeram, o senhor tem as vacinas em dia? Eu respondi que a última que tinha tomado tinha sido em 1984, quando frequentava o serviço militar, lá ninguém escapa. Sendo assim mesmo sem boletim lá fui vacinado contra o tétano, só que eu não tenho receio das agulhas, sou um dador de sangue com muito orgulho, tendo já feito mais de 40 dádivas de sangue, essas sim AGULHAS. Concluindo para não me tornar maçador acho que devemos sim louvar quando as coisas funcionam bem.

Bjs!

Anónimo disse...

Sim, tenho as vacinas em dia!
Cá em casa não se aplica a máxima «casa de ferreiro, espeto de pau», por isso, e mesmo fugindo de agulhas como diabo da cruz, lá me vão convencendo (com muitos miminhos), que «não dói nada».

Quanto ao SNS que tantos querem destruir, é composto por excelentes profissionais (claro que há excepções, mas não é desses que estamos a falar), que mesmo mal pagos e ás vezes a trabalharem em péssimas condições, dão o seu melhor e dignificam a sua profissão. Por tudo isso dou o meu total apoio e solidariedade.

Não esqueças de actualizar o boletim das vacinas ;):)

J. disse...

eu tenho e acho que é muito importante todas as pessoas controlarem isso :)

Meu Velho Baú disse...

Isso é que foi um período de dia bem passado no Cento de Saúde.
As minhas crianças sim têm as vacinas em dia, eu.... não sei , tenho que analisar.
Bjs :)))

Opinante disse...

Eu tenho todas em dia :)

E a vasp também ahahah!

Margarida Alegria disse...

Pois é, Pérola!
Ontem acabei por não ter ânimo para completar o post da cabidela, a estas horas deves adivinhar a razão.
E ainda por cima, para juntar "à festa" dei há umas horas um jeito ao pescoço e estou "à rasca" e passei mal a noite. A ver vamos se hoje consigo.
Bom dia! :)

Sarah in Wonderland disse...

Eu não tenho, nem vou ter. :) Sou contra.