sexta-feira, 9 de março de 2012

Cheiros...


 
Cheira-me que o olfacto é um dos nossos sentidos menos valorizados. Tenho de reconhecer que sou uma pessoa de 'cheiros'.
Um odor é capaz de me fazer viajar no tempo e no espaço. Ao ser percecionado pelo meu narizinho, um determinado cheiro conduz-me a tempos idos, ao reencontro de pessoas que moram nas minhas memórias, ao reviver de sensações e situações  passadas.
Casos há também que o cheiro me conduz para mundos desconhecidos, onde a imaginação comanda. E, como é bom fechar os olhos e deixarmo-nos embalar e ser conduzidos pelo cheiro.
Quando conhecemos ou passamos por alguém, inconscientemente, o cheiro ataca-nos e nós podemos gostar ou não. Porém, cheirámos e isso pode ser bom ou um pivete.
Que dizer dos perfumes? Há quem opine: só os utilizamos para mascarar os nossos perfumes naturais, as tais de feromonas. Quantos estudos efetuados para determinar a importância do cheiro nas nossas vidas. Está provado, o cheiro comanda a vida. Porque não dar-lhe mais atenção?
Quanto a mim, continuarei a cheirar e muito, se não gostar posso sempre tapar o nariz!

12 comentários:

Valsita disse...

Gosto tanto da memória dos cheiros. O Cheirinho a marezia quando chego a Portugal... Ah... recarrego baterias...

Wonder disse...

Tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.
Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,
mas também já decepcionei alguém.
Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.
Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.
Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!
Já chorei ouvindo música e vendo fotos,
já liguei só para escutar uma voz,
me apaixonei por um sorriso,
já pensei que fosse morrer de tanta saudade
e tive medo de perder alguém especial (e acabei perdendo).
Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar!
Viva!!
Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
Mesmo na nossas limitaçoes o tempo tem se mostrado veraz e nos ensinar que nao importa em qual posiçao possamos estarmos....A vida a sempre de se seguir de uma maneira suave....por que és simples e na tua mais pura simpliscidade de mulher que fora criada seguesse uma força unica de querer fazer aquilo que tuas maos alcançam... Deixo-te um bj carinhoso em seu coraçãozinho e que seu fim de semana seja repleto de alegria e paz para que quando aqui eu voltar possa eu buscar paz no teu sembrante....naquilo que fora feita na sua fragelidade e magnitude de mulher.

Pérola disse...

Como partilhamos certos gostos. Adoro o cheiro a maresia, igualmente. Coincidência?

Pérola disse...

Que transbordar de emoções. Obrigado Apenas palavras, pelas tuas únicas palavras.

ma66ie disse...

Agora fizeste me lembrar Grenouille.
Do livro "Perfume, História de um assassino", conheces?

"Grenouille possuía, na verdade, o melhor nariz do mundo, tanto a nível de análise como de perspectiva criadora, mas ainda não possuía a capacidade de se apoderar concretamente dos odores.
(...)
E condescendia em abençoar, por várias vezes, a sua criação, o que esta agradecia mediante hinos de alegria e júbilo e inundando-o de novo com ondas de perfumes magníficos. Entretanto, caíra a noite, os perfumes misturavam-se ao longe com o azul da noite, em combinações sempre mais maravilhosas. Isto provocaria uma verdadeira noite de baile para todos estes perfumes, acompanhada de um gigantesco fogo-de-artício de perfumes seleccionados."

Foi o livro da minha vida, até agora. Eu sou asmática, o olfacto não é muito meu amigo. :)

Pérola disse...

Lamento a tua asma, mas será um motivo para te tornar mais sensivel, ou estarei enganada?
Puseste-me a pulguinha atrás da orelha, tenho de arranjar o livro. Obrigado pela sugestão.

ma66ie disse...

Pelo menos a nível olfacto-monológico( nem sei se isto existe) é normal ser mais sensível sim... quanto ao resto não sei... tem dias!
Bom fim de semana querida e lê o livro, é uma história bem diferente. Ah... também existe o filme... não tão bom na minha opinião!

Pérola disse...

Vou tentar, depois conto-te, amiga.
Fica bem!

Mona Lisa disse...

Diria que..."certos cheiros (especiais) comandam a vida!

Beijos.

Pérola disse...

Como tudo o que nos comanda, só 'certos', concordo.

mfc disse...

Os cheiros são bem mais importantes que o que julgamos!
Um exemplo prosaico: quando nos constimamos dizemos que nºão temos paladar, quando afinal o que perdemos foi o cheiro!
Ahhh... e já não falo de outros cheiros que nos inebriam completamente!
Beijíssimos...

Pérola disse...

É verdade sim senhor! já visionei um documentário sobre o cheiro versus paladar e podemos saborear coisas 'nojentas' se o nosso olfacto for 'enganado'. Afinal, comemos com o nariz.
Quanto aos outros cheiros, nem me fales...