quinta-feira, 29 de março de 2012

Pecados Capitais

Num dos meus passeios deparo-me com os 7 pecados capitais.
Como a curiosidade é uma das minhas caracteristicas, vamos ver onde me levou:
- Os sete pecados são :
Um pouco de históriaTrata-se de uma classificação de condições humanas conhecidas atualmente como vícios que é muito antiga e que precede ao surgimento do cristianismo mas que foi usada mais tarde pelo catolicismo com o intuito de controlar, educar, e proteger os seguidores, de forma a compreender e controlar os instintos básicos do ser humano. O que foi visto como problema de saúde pelos antigos gregos, por exemplo, a depressão (melancolia, ou tristetia), foi transformado em pecado pelos grandes pensadores da Igreja Católica.

 Assim, a Igreja Católica classificou e seleccionou os pecados em dois tipos: os pecados que são perdoáveis sem a necessidade do sacramento da confissão, e os pecados capitais, merecedores de condenação.

E, para finalizar, o que me apetece dizer: Fiquei surpreendida por merecerem condenação. Quem somos nós para o fazermos? De julgamentos está o Mundo cheio, penso já bastar.
Depois, penso que há pecados muito, mas mesmo muito piores (só da minha opinião se trata, claro está).
Acredito que, ainda vendo no prisma religioso ou cristão, o maior pecado é não amar os outros como a nós mesmos. Sem amor, meus caros e caras amigas, aí sim! Estamos todos condenados.
O resto, até podem ser consideradas virtudes, conforme as circunstâncias.
Isto tem muito que se lhe diga, ou talvez não.
Fonte wikipédia

13 comentários:

Opinante disse...

Para tudo é preciso amor, até para regar uma flor!

mfc disse...

A Igreja sempre quis e continuará a querer controlar o seu "rebanho"!
Mas dando isso de barato... acho que a preguiça e parte da gula são umas virtudes porreiras!!

AvoGi disse...

algumas dessas sao virtudes e quem as pratica sao as chamadas virtuosas. atão eu sou virtuosa
hihihih
kis :=)

Pérola disse...

Antes da igreja surgir já existiam os conceitos, a Igreja aproveitou e reformulou, ao seu jeito.
Qualquer deles pode, em sede própria, ser considerado uma gande virtude.

Pérola disse...

Com amor tudo é possivel!

Pérola disse...

Que bela virtuosa tu me saíste, AvoGI!

Oreo disse...

"o maior pecado é não amar os outros como a nós mesmos."
AMEI!!

***

(quanto ao comentario: é mesmo o tipo de letra ou a côr? Que a cor e difícil de ler já desconfiava... Mas o tipo? nao (:

Pretty in Pink disse...

Eu concordo contigo...não merecem castigo! Se eu agora fosse castigada cada vez que como um bolinho ou sou preguiçosa...uii =P

Beijinho*

BB disse...

concordo !!

Mimi In Love disse...

A mim não tem muito que se lhe diga... A igreja catolica apenas condenou isso para ter mao nas pessoas, porque se elas fossem humildes e estivessem ao mando da igreja, não haveria revoltas, trabalhariam para os ricos a troco de nada e assim dessas coisas..
E quem diz igreja católica diz outra qualquer..
Que o intuito principal é controlar as pessoas ... e fazer com que elas lhe deem dinheiro ... Porque se Deus existir não quer saber do teu dinheiro, nem que vás a pé não sei quantos quilometros para pagar uma divida...
Mas isso é lá com cada um ... Isto sou só Eu!!!

lolol

Este tema é muito controverso e dá panos para mangas!!! :P
Mas não interessa.. Cheguei hoje ao teu cantinho :P
E ja o estou a achar bastante interessante :P
ehehehe

Vou seguir**Passa no meu se quiseres***

Beijinho*

Pérola disse...

Como podes verificar estes 'vicios' já eramcondenados antes da igreja católica.Esta deu-lhe uma nova roupagem.
Concordo, Deus não se preocupa com o dinheiro, são coisas do Homem.
Estou sempre aberta à troca de ideias.
Volta sempre!
beijo.

Alergia disse...

Alguns desse pecados "capitais", como a Gula e a Preguiça, só bastante mais tarde foram introduzidos na lista...
Já o da Soberba foi considerado o principal e mais grave e que em parte origina muitos dos outros. Pois é , taçvez cpm o da Ira e da Inveja, o que mais inferniza a harmonia e relacionamento entre as pessoas.
O pecadilho da gula ,por exemplo (quem não o tem?),foi um modo de impor a frugalidade nos conventos, etc.

Orquidea disse...

Olá Pérola...
Hoje cruzei-me contigo no "Roupa Prática" e decidi fazer-te uma visita... e olha que engraçado tu também teres feito uma abordagem a este tema.

Eu também tentei fazê-lo mas apenas ilustrando os 7 pecados com fotografias.
Se quiseres espreita aqui:

http://orquideasselvagem.blogspot.pt/search?q=os+sete+pecados+capitais&max-results=20&by-date=true

Tudo de bom para ti :)