sexta-feira, 16 de março de 2012

Mulher Moderna? És?


Cinco Passos para ser uma Mulher Moderna.

Ao folhear uma revista (para mim) deparo-me com este título e não resisti a lê-lo. Pois bem, como os tempos são de mudança e o papel da mulher, na sociedade, tem vindo modificar-se, quais serão as caracteristicas que podem resumir uma Mulher Moderna?

Muito gostaria da vossa partilha, Sentem-se como tal? São Mulheres Modernas?
Contem-me tudo! Aguardo as vossas opiniões, Mulheres da Blogosfera!

Eis os presupostos, segundo a referida revista, em que assentam o atual conceito de Mulher Moderna:

1 - Vence Desafios - São cada vez mais as áreas onde as decisões das mulheres contam, contudo são nos  pequenos desafios diários que as mulheres ganham, revelando firmeza, energia, poder de decisão e rigor.

2 - É corajosa - Não vira a cara à luta, deliciando-se com o doce sabor da vitória. Possui uma força interior própria.

3 - Tem estilo - Pode parecer um pormenor, mas é muito mais do que isso. A mulher moderna não dispensa acompanhar as tendências.

4 - Conhece, aprende e evolui - 'O saber não ocupa lugar': o conhecimento e a informação são armas fundamentais para se sobreviver na 'selva'.

5 - É financeiramente independente - Sabemos, regra geral, que as mulheres trabalham mais e recebem menos do que os homens. Contudo, esta realidade não as impede de gerir o próprio orçamento. O dinheiro serve para ajudar a vida, não para a  dificultar.

26 comentários:

M* disse...

Pelas 5 características quase que me considero uma mulher moderna (não sou independente financeiramente ainda) mas de resto, tento ser eu mesma e não me preocupar com o que os outros possam dizer de mim ou das minhas atitudes, o que acho que contribui muito para isso.

Filipa disse...

Acho que sou uma mulher moderna então! A luta do dia-a-da obriga-me a isso, mas às vezes não é fácil!
bj

Valsita disse...

Ora deixa la ver...
1) vencer desafios... sim, todos os dias! anguns pequenos, outros maiores, la vou tentando
2) sou corajosa... tem dias, mas estou orgulhosa de mim pela coragem que tove em enfrentar uma situação de descriminação no trabalho, recentemente.
3)Tem estilo... ui, ultimamente não tenho tido muito tempo para mim... toca a trabalhar neste aspecto.
4) conhece, aprende, evolui... SIM! Aprendi francês, lol :)
5) Financeiramente independente... não totalmente (impossivel viver com um unico salário) mas contribuo em pé de igualdade para o Orçamento familiar.

entao? que achas?

Valsita disse...

Carrada de calinadas que dei no último comentário... desculpa.

A Loira disse...

Sou sem dúvida uma mulher moderna, mas quero modernizar-me a cada dia.

Pérola disse...

Claro que és uma mulher moderna, e mais do que isso´: és uma mulher única!

Pérola disse...

Obrigada é que não me parece bem. Sê quem tu és e, de certeza, que a Filipa é uma Grande mulher.

Pérola disse...

Para além de seres moderníssima, pareces-me uma Mulher com Maíscula, pois claro!

Ana disse...

Bem pelos visto faço parte do enorme e orgulhoso grupo das mulheres modernas!Yeahhh

Pérola disse...

Não peças desculpa. O teclado, por vezes, não ajuda.

Pérola disse...

Queres partilhar algumas dicas?

Pérola disse...

Como fico contente por ti!

Su disse...

Segundo estes critérios sou uma mulher (quase) moderna.
O estilo é uma area a desenvolver, para a qual ainda preciso de mais independencia financeira...

Opinante disse...

Acho que sou uma aprendiz de mulher moderna, pelo menos faço por isso, todos os dias!

Pérola disse...

Querida Su,
o estilo não me parece precisar de dinheiro, ou estarei enganada?

Pérola disse...

E, não somos todos aprendizes?
Continua a tua luta.

ponto e virgula disse...

constata-se e não tenho dúvida...

o papel da mulher, hoje, é, superiormente valorizado e consequentemente, importante e imprescindível. o índice de sucesso é visível e constante no crescimento.


a...té

Pérola disse...

O papel da mulher é...Então não foi sempre? Desde os nossos primórdios?
Que é feito da expressão 'Há sempre uma grande mulher por detrás de um grande homem?'.
Eu entendo, que seria do mundo sem a vertente feminina?

M* disse...

Todas nós o somos e ainda bem!

Pérola disse...

Gosto do teu otimismo!

Olhó Mau Feitio disse...

uma mulher quase moderna

Pérola disse...

Quase? O que te Falta? Se é que podemos saber.

ponto e virgula disse...

Querida Pérola,

a mulher sempre foi importante e o ditado por ti citado é mais que conhecido e verdadeiro mas...
por certo concordarás se eu disser que a mulher moderna, é o que é "hoje" e, tem o estatuto que tem, muito devido à incessante luta iniciada pelas gerações femininas do antigamente, que sofriam na pele o leviano machismo de que ela seria sempre o elo mais fraco. quantas foram impedidas de usufruirem do direito de conquistarem a sua realização pessoal, profissional? muitas!
por estas razões e muitas outras, eu escrevi no meu comentário "o papel da mulher, hoje...".
a mulher moderna, "o papel da mulher, hoje", apesar de ter as suas lutas, tem já o assumido respeito na igualdade de classes e em sociedade.
deixa-me ainda, e não querendo ser maçador, dar um pequeno exemplo do machismo de outros tempos e já num viver académico em que tudo deveria ser diferente mas não era...
há quanto tempo existem Tunas Académicas Femininas?





a...té

Tétisq disse...

Oh, querem ver que afinal eu sou uma mulher moderna?*

Pérola disse...

Nunca és maçador, não te preocupes. Eu questionei-te e tu, respondeste muito bem, como já nos habituaste.
Tens razão, grandes lutas foram travadas bem como votórias foram alcançadas. A melhor que me ocorre é transversal aos 2 géneros: a possibilidade de escolha.
Quanto às tunas femininas, belo exemplo. Como evitá-las se as mulheres excedem, em muito, o nº de universitários masculinos? Eu aplaudo, e ainda mais, as mistas.

Pérola disse...

Porque duvidas?