domingo, 11 de março de 2012

Pedir

O 'post' Dar versus Receber pôs-me a pensar no Pedir. Encontra-se tudo relacionado, é o que parece.
Se nos debruçarmos sobre o verbo, começamos a perceber que este pedir remonta aos  primórdios da nossa existência. Passo a explicar. Quando a 'sementinha' masculina, que nos deu origem, foi lançada, fartou-se de 'pedir' para encontrar a sua metade, bem como a 'sementinha' feminina, aquando da sua viagem efémera, pedia desesperadamente o mesmo. Se os pedidos foram concedidos, vimo-nos mais tarde, em forma de embrião e feto, a pedir alimento, sossego, amor ao ventre que nos abrigava. Mal nascemos, qual o nosso o nosso primeiro gesto? Gritar por ar, sucedendo-se, no tempo os pedidos de alimento, bem-estar, atenção e, claro está, de amor.
Com a tomada de consciência e crescente independência, o Pedir tornou-se mais envergonhado, mais centrado no considerado como importante. Por vezes, torna-se-nos difícil esta atitude, acarreta uma certa vulnerabilidade. Fragilidade esta perfeitamente humana. No entanto, somos confrontados com uma realidade que apaude os super heróis, invenciveis, nada pedindo, salvando tudo e todos. Uns Heróis. E, nós, a braços com as nossas limitações, sentimo-nos embaraçados a pedir: ajuda, atenção, afecto. O que importa é que no meio disto tudo há quem ouça os pedidos e seja generoso quanto baste para Dar e sem nada pedir em troca. Fabuloso!  Ao menos valha-nos isto!

4 comentários:

ponto e virgula disse...

entendo que tudo faz parte de um reconhecer que se chama "aceitação" que, por sua vez, tem como princípio no "saber" uma virtude que dá pelo nome de "humildade".

dar...pedir...receber = saber com humildade



a...té

mfc disse...

Um post profundo e muito bem (des)construído...
Pois não é fácil desmontar as necessidades interiores (e primárias) e analisá-las do modo como o fizeste.
Muitos e muitos parabéns.
Toma um grande beijinho.

Pérola disse...

A sabedoria, tão procurada. De tão escondida, só alguns afortunados a encontram. Será porque a humildade mora em poucos corações?

Pérola disse...

Como agradecer o teu bem construido comentário?
Já recebi o beijinho e retribuo.