sábado, 17 de março de 2012

Riso !

 
Parece que somos a única espécie a ter como carateristica o riso. Já vi macacos a rir, pensava eu. Afinal, o riso é apanágio do ser humano. Porquê? Boa pergunta.
Analisando, em diagonal, nada com carácter ciêntifico, verificamos que as nossas diferenças, em relação aos outros seres vivos, têm tudo a ver com o nosso estado evolutivo. A nossa vida não se rege, como, por exemplo, no caso dos passarinhos, sómente pelo impulso da sobrevivência e reprodução da espécie. Se quisermos ser mais precisos, temos de considerar o comportamento dos mamíferos, mais complexo, que vai para além da mera sobrevivência. Estou a lembrar-me das brincadeiras dos golfinhos, desnecessárias para a continuação da espécie, ou a tristeza dos elefantes, quando voltam a determinado sítio para ´visitar' parentes já mortos. Há muitas questões nos animais que não conseguimos explicar.
Em exclusivo, fomos abençoados com o sentido de humor. Como seriam  as nossas vidas sem as 'piadas', os trocadilhos, enfim, sem o riso? Já para não falar das gargalhadas, e as que levam às lágrimas, são as melhores.
Sorrir, rir, gargalhar ou simplesmente 'fazer um sorriso amarelo' é medicamento mais que testado, e aprovado, para encarar os pequenos cinzentos da vida duma forma mais colorida, salvando-nos, tantas vezes, da melancolia mortal.
Exerçamos, pois, esta dádiva única. Vamos rir,ou sorrir, pelo menos 5 vezes por dia, alinham?  (Eu já cumpri a minha quota por hoje, mas cheira-me que não quero ficar por aqui...)

18 comentários:

M* disse...

O problema é arranjar algo que nos faça sorrir ou mesmo rir.
É engraçado porque já li algures que o riso era utilizado pelos nossos antepassados como forma de provocar empatia entre eles (é pouco científico mas acho que era esta a teoria), saber em quem poderiam confiar. Hoje em dia se nos guiarmos por esta teoria estamos mal arranjados...

AvoGi disse...

depende dos dias ou como se diz por aqui : tem dias!
kis :=) BFSEMANA

Pérola disse...

Segundo reportagem que vi na TV, há aulas de riso e de garaglhadas. Parece que têm fim terapêutico. Nesta sociedade é urgente redescobrirmos o prazer do riso. Libertam-se hormonas muito saudáveis, pelo que ouvi.
Pensas que precisamos de arranjar algo para nos fazer rir? Que tal começarmos por rir de nós próprios. Somos muito mais engraçados do que pensamos. Olha-te ao espelho e ri-te das tuas próprias dúvidas. Vê uma série descomplicada, só para diversão. Comigo resulta.

Pérola disse...

No dia há sempre momentos que se proporciam ao riso, ou não?

100 Pretensões disse...

Acho que é dificil um dia em que não me ria mais de 5 vezes... ainda bem.
**

Anónimo disse...

Eu adoro rir até chorar são sem duvida as melhores risadas :D Mas realmente não é fácil termos todos os dias motivos para rir à gargalhada.
Mas confesso que eu já ri varias vezes sozinha...

Pérola disse...

Ainda bem, Sim!

Pérola disse...

Há sempre motivos para rir, ainda bem.

aQ disse...

Eu consigo fazer isso mais de cinco vezes por dia :)
E ainda bem, sou muito feliz assim, mesmo naqueles dias maus maus maus, há uma música, uma frase que nos faz sorrir!

Pérola disse...

Fico muito feliz por ti, a sério!

mfc disse...

Vambora... é pra já!
É disso mesmo que precisamos.
Vamos dar uma volta a este estado de coisas e sorrir... e fazer com que os outros sorriam também.
Já tou... olha pra mim!
Beijos.

Belle du Jour disse...

creio que somos os únicos capazes de sorrir e de chorar.

Pérola disse...

Já olhei! Que belo sorriso!

Pérola disse...

Por acaso não me tinha lembrado do choro, tens razão. Obrigado pela achega.

M* disse...

Eu costumo é ir à procura de programas para rir ou piadas, resulta sempre. Especialmente aqueles blogs de memes que agora criaram. De mim sempre me ri, especialmente quando me engano ou digo calinadas, as pessoas acham graça e começam-se a rir também. Não é gozo, é rir por rir. Gosto desse sentimento, quando as pessoas também se riem comigo.
Soube que em Arronches (distrito de Portalegre) vai uma srª (desconheço quem seja)a uma apresentação de exposições, que faz rir as pessoas sem dizer nada. Fiquei curiosa relativamente a isso quando me contaram.

Pérola disse...

Também já ouvi falar dessa Terapia. Que queres dizer com os 'blogs de memes que agora criaram'? De que se trata? Desculpa a ignorância, mas para o riso estou sempre livre.

M* disse...

Eu gostava de experimentar. Em relação aos blogs, são vários, mas agora o mais conhecido é o http://9gag.com/. Depois pelo face existem várias páginas de humor com este tipo de memes (essas imagens em que há pessoas com caras desenhadas) por ex, humor fail, piadas fail, parvoíces, tá bonito, etc. (sites brasileiros ou portugueses, esse que mandei está em inglês).
São engraçados, gosto bastante quando estou um pouco mais em baixo, e há alguns muito engraçados, outros nem por isso.

Pérola disse...

Ttambém gosto de filmes, séries e programas de humor. Quando conseguem arrancar um sorriso da cara num dia cinzento, já cumpriram o seu papel.
Obrigado pela informação. Irei espreitar!